18 abril, 2006

15 abril, 2006

Easter resolution…

It’s not a New Year resolution it’s more like an Easter resolution, in spite of not being religious…

Today I decided to write some topics in English. I will always put some posts in English in order to be more understandable for all the readers. Today I was “visited” by two Iranians, fact that awaked me for this global reality that makes the world smaller.

I promised to one of them write more in English and here it is… my promise is being kept.

Although I will always write smoe posts in Portuguese, don’t worry about that…

Ah... Espanha!

Benga! Bicente... clap, clap clap, clap, clap clap...

Feeble world

This photo really shows the brutality of mankind, does not show the brutality of some kind of men.

We tend to magnify the actions of societies different than ours and always for the worst. In this case we all believed in the idea of this, so called, Axis of Evil. What is the Axis of Evil? Who are they? Are the moslems guilty of all the bad things that happened in the world? What about us, the western civilization? We did not spread suffer, hungry and misery trough the planet?

We, the whole mankind, must think about the future for our kids. I don’t want to raise my children in this black and white world. We must teach our children to respect the difference, any kind of difference! There’s no such thing of good difference and bad difference…


This morning I wake up with this strange feeling, like a wish of writing something in english… that’s it. I’m sorry for the inconvenience.

O pimba chunga...

O La Fontaine tuga...

13 abril, 2006

E tu que pensas?

Que pensas tu?

Que estará Tony Blair a pensar ao olhar para Bush? É estranho como é que dois seres podem ser responsáveis por milhares de mortes... Tudo em nome da paz e segurança no mundo! Inventam-se pretextos, mentiras e bodes expiatórios para se poder ocupar de forma ilegal uma parte do mundo. Qual o objectivo? Depor Saddam ou enriquecer um país à custa da exploração de outros? No meio desta brutal decisão estava um português. Orgulhoso do que fez em prol da humanidade. Ia salvar o mundo desse, suposto, eixo do mal.

Durão Barroso! Elevou o nome de Portugal a uma escala nunca vista... Passámos a ser vistos como uma cambada de imbecis e seguidistas. Não se interessou em saber de nada, aliás duvido que não soubesse que se tratava de uma mentira mundial para que os EUA se apoderassem de mais uma parte da produção de petróleo mundial. A questão é saber o que imaginava ele que íamos ganhar...

O que estará a pensar o Tony?

Que mundo este


Hoje, enquanto navegava pela blogosfera mundial, descobri uma série de blogs do Médio Oriente. A maioria era do Irão e levantavam questões importantes acerca da actualidade do país. Neste momento em Portugal já não se fala da guerra do Iraque com a devida importância... é lá longe, não é? Ouvem-se expressões ridículas anti-árabes, coloca-se o rótulo Hammas em todos eles e batemos palmas a esses grandes senhores americanos. Cojones teve o Sr. Zapatero ao retirar as forças espanholas do Iraque por não concordar com o que se passa naquela zona do Mundo. Vivemos num mundo tipo redoma mediática. Apenas pensamos o que nos impingem Vemos as novelas todas da TV e as notícias da bola.

Voltando ao assunto que me leva a escrever estas linhas... Enquanto navegava por blogs iranianos apercebi-me de uma coisa importantíssima. Eles, os iranianos, são pessoas que se preocupam com o seu país. Estão atentos a todas as movimentações do seu presidente e das loucuras da corrida nuclear. Sabem que se criarem armas nucleares pode acontecer algo de muito mau para o Irão. Discutem ideias e debatem opiniões, enfim... Pensam.

No nosso Portugalinho apenas nos preocupamos se o Benfica ganha ou não ao Barcelona, quem vai ser o campeão nacional de futebol, quem é a capa daquela revista de mexericos e com quem anda agora... Somos um país triste e afastado da realidade mundial. Pensamos sempre que o que se passa noutro lugar não nos afecta. Triste país este!

09 abril, 2006

Cursos de fotografia



Curso de Iniciação à Fotografia

Inscrições abertas desde 20 de Fevereiro de 2006
Duração: 26 de Abril a 13 de Julho
Programa: O funcionamento da máquina fotográfica, acessórios, fotometria, relevação de filme, impressão em papel, desenvolvimento de trabalho temático e criativo, edição e montagem de portfólio, história da fotografia.

Mais informações
http://www.nafist.net
naf.ist@gmail.com

O porquê das coisas…

No fim da década de 20, mais propriamente no ano de Cristo de 1928, sobe ao poder uma das figuras mais importantes da história portuguesa contemporânea. Essa pessoa era António de Oliveira Salazar... Chegou ao poder para não mais o deixar e operou profundas mudanças na vida do povo luso. Ora como nós somos uma gente porreira deixámos a coisa estar, até porque as sucessivas quedas de presidentes e governos já nos tinham dado um golpe militar nesse mesmo ano e o que a malta quer é paz e sossego, estabilidade política como tantos gostam de dizer. E por lá ficou...
Uma das várias políticas idealizadas, todas elas de um verdadeiro visionário, foi a tão falada história dos três f’s. Esses são: Fado, Futebol e Fátima, pela ordem que mais se desejar, desde que se cumpram religiosamente!
Nos dias que correm temos ainda alguns dos vícios criados para o povo dessa época... O futebol, do qual sou adepto ferrenho mas não vivo em função dele e Fátima. Já o fado anda mal pois a Amália já não anda por cá e as novas não são projectadas da mesma forma nacionalista de outrora. Continuamos a idolatrar os ícones da bola e a fazer a nossa excursãozita a Fátima para lavar a alma dos pecados... Ora, o que foi feito do primeiro f? Esta tão poderosa herança deixada pelo Salazar parece desvanecer-se com o passar dos anos, mas eis que... O fado, como se sabe, é uma melodia tristonha e que na maioria das vezes canta as desgraças. Nada mais típico cá da malta, chorar as desgraças, lamentar a má sorte que se tem na vida e ser incapaz de mudar seja o que for. Afinal o Fado ainda ficou... Aqui está a maior herança deixada pelo Salazar! É ver a malta triste no metro a caminho do trabalho ou de casa, no ecrã da tv quando dá o jornal da noite da TVI cheio de desgraças e injustiças pessoais, no estádio da Luz... (pequena provocação que demonstra que o Futebol e Fado afinal ainda moram cá), etc.. Aliás, diz-se que quando o Benfica ganha a nação fica mais satisfeita, sinal de que os f’s estão bem vivos.

Esta pequena nação que se alimenta de feitos antigos não evolui porque não se dá educação ao povo. Educação não é o bom dia ou boa tarde, mas sim abertura a novas maneiras de pensar e olhar o mundo... Não evoluímos porque os medos ainda cá estão porque nunca nos libertámos deles e não saímos à rua de armas em riste. Faltou-nos uma guerra, com mortos e tudo, para que as pequenas mentes lusas começassem a trabalhar.

É nestas coisas que nós, os pequenos lusos, nos distinguimos do resto da Ibéria. Temos uma memória de elefante... selectiva é claro mas de elefante! Apenas nos fica na lembrança as coisas ruins do passado e que nos fazem tremer de medo de avançar.

Bom dia, boa tarde e boa noite

Esta é uma das frases que se costumam dizer e para a qual a maioria dos portugueses não tem resposta... Há certos hábitos, como o de empurrar quem sai do metro em vez de esperar que saiam e depois entrar, dos quais os portugueses tanta questão fazem em manter.
Não entendo como é que somos um povo tão mal educado!
E quando alguém se levanta e reclama com alguma coisa há sempre um comentário pequenino, tão vazio de vontade (ganas) para não chamar de idiota: é a vida, não se pode fazer nada contra...

Ora aí está uma pequena grande diferença ibérica... enquanto andamos aqui no nosso Portugalinho, neste jardim à beira-mar plantado como tanto gostamos de o intitular com tanto orgulho nacional, os nossos vizinhos fazem pela vida. Saem à rua e falam, gritam e estrebucham. Tudo pelos seus direitos... quer concordemos com os ditos ou não! De facto é a vida... a vida é cheia de coisas erradas e injustas mas é isso mesmo que nós temos que alterar. Mas nós os lusos não temos essa capacidade. Parece que um qualquer Bill Gates nos reprogramou de forma a não termos a capacidade de somarmos 1+1 e idealizarmos um país... isso mesmo um país que isto onde vivemos é uma república a la terceiro mundo. A república do salve-se quem puder ou quem pode mais!

Juntem a Ibéria e talvez... talvez venhamos a ter uma educação cívica diferente.
Sem comentários...

Política!!!!

A minha política é o trabalho...

Esta é uma das frases mais ouvidas nesta infeliz terra! A mim cansam-me as pessoas, as manias e os costumes pequeninos dos meus conterrêneos. Em dia de eleições ouvi uma frase engraçada... A política é como os gostos, não se discute.... É mais uma pérola portuguesa...

Não posso fazer nada... tive o azar de nascer aqui, num país que nasceu de uma triste cena de violência doméstica invertida! O filho bateu na mãe! Excelente começo para uma nação que tanto se orgulha de ser a mais antiga da Europa mas que de grandes façanhas mundias apenas tem como cartão de visita os tão cansativos, de tão falados, DESCOBRIMENTOS! Ahhhhhhhhhhhhhhhhh